PROVAS DE FIM DE SEMANA - CAMPEONATO NACIONAL DE VETERANOS EM PISTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ATLETISMO VETERANO - 31ª CORRIDA DAS FOGUEIRAS - PENICHE


Neste fim de semana realizaram-se duas provas, uma em pista e outra em estrada, a que o CLUVE não ficou alheio. O Campeonato Nacional de Pista da ANAV, no Luso, e a Corrida das Fogueiras em Peniche.
E, quando digo que o CLUVE não ficou ALHEIO, faço-o com alguma ênfase porque, estando presente no Centro de Estágios do Luso, a certa altura, me perguntei porque seria que, da zona de Coimbra, salvo erro ou omissão, em termos colectivos, com assinalável representação, apenas lá estava o nosso CLUVE?

Ainda identifiquei a CPUC só com um atleta e um outro cuja filiação desconheço.

Este fenómeno é preocupante e revela, logo à partida, alguma desvirtuação das razões mais válidas de alguma prática desportiva.

Entretanto, ao invés, em Peniche, em plena noite à beira-mar e à luz das labaredas das fogueiras, enfrentavam os 15kms do percurso mais de 3.5oo atletas, isto para já não falar de quase outros tantos na chamada Corrida das Figueirinhas, de apenas 6kms, que é um misto de corrida e caminhada. Quem avança análises ou comentários? Aqui fica o repto que eu gostava de ver respondido.

Só não vos deixo as classificações dos nossos atletas nos dois eventos porque, à hora que por aqui estou passando, 23H30, ainda não foram tornadas públicas.

Mas, do Campeonato da ANAV, além dos resultados mais ou menos conseguidos, ao olhar alguns companheiros com tantas rugas na pele como brilho nos olhos e com o meio século de idade já há muitos anos de distância, sobrou-me uma mensagem muito importante que vos deixo, em jeito de despedida até amanhã, nas palavras de Pierre de Frédy, o famoso Barão de Coubertin:

"O IMPORTANTE NA VIDA NÃO É CHEGARMOS AO TRIUNFO, MAS SIM O COMBATE QUE TRAVAMOS PARA LÁ CHEGAR".

Até amanhã e façam favor de serem felizes! JL