PORTUGUESA TENTA O SAPATO DO FUTURO! (?)


ATLETA JOANA ALMEIDA INVENTA SAPATO REVOLUCIONÁRIO


Joana Almeida já pratica atletismo há 11 anos e sabe bem o que são os gastos em sapatos de corrida, pois cada disciplina exige uns diferentes. Uma conversa com o treinador Paulo Ferreira, recentemente falecido, convenceu-a a colocar em prática um projecto em que pensava há algum tempo. A atleta natural de Loureiro fabricou o seu sapato revolucionário, por ser adaptável a várias especialidades, e candidatou-o, em conjunto com duas colegas, a um concurso de ideias empreendedoras no âmbito do curso de 1º Técnico de Fabrico Manual de Calçado. E o projecto, denominado "JA - Sapatilha do Futuro", arrecadou mesmo o primeiro lugar.

"Estes sapatos são uma forma de poupar dinheiro aos atletas", diz Joana Almeida, explicando que o equipamento terá cinco solas amovíveis, permitindo fazer velocidade, saltos, fundo, lançamentos e crosse. "Vão ser o mais leves possível. O objectivo é que pesem apenas 120 gramas", adiantou a criadora, que já tem uma empresa interessada em financiar a inovação, que necessita de um investimento inicial de 12 mil euros.

Os sapatos serão testados pelo maratonista José Moreira no final de Setembro e, sendo aprovados, podem estar à venda no início do próximo ano. O protótipo está em exposição no Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado e será depois entregue à esposa do malogrado treinador, pois nasceu em "memória do Paulo Ferreira", explicou.

c/A.C. "O Jogo"

Cluve-14.07.2010