PORTUGAL E OS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES - 2012

Click here to find  out more!

Laurentino Dias espera atletas olímpicos a treinar em Portugal


O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, disse hoje no Porto que está totalmente convencido de que milhares de atletas farão em Portugal a sua preparação para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Laurentino Dias não adianta países nem modalidades, mas garante que estão a decorrer, em vários centros e instalações desportivas, inúmeros contactos por parte de federações estrangeiras, que procuram negociar espaço e condições para se prepararem em território português.

“O fuso horário português [que é o mesmo de Londres]", um “clima que permite treinar durante a maior parte do ano” e as condições “cada vez melhores”, até em centros específicos de alto rendimento, vão atrair, na opinião do responsável do Desporto, as federações da Ásia e de outras zonas do Mundo que necessitem de um período mais alargado para se habituarem ao fuso horário.

O secretário de Estado cita exemplos como as instalações desportivas para a prática de remo no Pocinho (alto Douro), onde já se treina há algum tempo a selecção russa, e fala dos centros de alto rendimento (Golegã, Jamor, Montemor) como estruturas capazes de atrair atletas das mais variadas modalidades.

Laurentino Dias ainda aproveitou a presença no Palácio de Cristal, no Porto, para o lançamento do Atlas Desportivo do Porto, para deixar um palpite/desejo para a final do Mundial de futebol a decorrer na África do Sul. O governante reconhece leveza e qualidade ao futebol holandês, mas está certo de que a Espanha será mais eficaz. Aliás, faz disso mesmo um desejo, porque acredita que a vitória espanhola possa vir a beneficiar a candidatura ibérica à organização do Mundial de 2018.


C/Publico.pt Desporto

CLUVE-12.07.2010