FALECEU UM GRANDE ATLETA: FERNANDO MARQUES (12.03.1930 - 07.01.2013)



Nascido a 12 de Março de 1930, no concelho de Abrantes, Fernando de Oliveira Marques fez grande parte da sua vida, profissional e desportiva em Setúbal, iniciando-se no atletismo em 1949, no centro extra escolar setubalense.
Os seus dotes foram descobertos no torneio “Primeiro Passo”, quando era atleta do Vitória de Setúbal, passando a representar o Sporting a partir de 1955.
Mecânico de automóveis de profissão, Fernando Marques era um atleta completo, que se destacou especialmente na modalidade do salto com vara, mas também no Decatlo, especialidades em que se sagrou Campeão Nacional na época de 1957.
Voltaria a ganhar os Campeonatos de Portugal do Salto com Vara, em 1959, 1962 e 1963 e, em 1961, venceu pela segunda vez o Decatlo Nacional.
Para além disso, Fernando Marques sagrou-se por oito vezes Campeão Regional do Salto com Vara, a sua disciplina de eleição.
Foi ainda o primeiro recordista nacional do salto com vara em Pista Coberta quando, em 1959, ultrapassou a fasquia a 3,43 metros, uma marca que viria a melhorar no ano seguinte, com um salto a 3,54.
Representou Portugal nos Jogos Ibero-Americanos, disputados em 1962, em Madrid, competindo no Salto com Vara, prova em que se classificou no 8º lugar.
Foi também monitor na equipa técnica do Sporting, liderada por Moniz Pereira e treinador da equipa feminina do Clube, que acabou por abandonar já em 1964, depois de algumas divergências com outros atletas e directores da secção de Atletismo, regressando então ao Vitória de Setúbal, onde fez bom trabalho, como treinador do sector feminino. Foi treinador de dez clubes, entre os quais o Comércio Indústria.
Era membro honorário da Federação Portuguesa de Atletismo, foi distinguído com a medalha de mérito da Associação de Atletismo de Setúbal.
Nos últimos anos, este amante do atletismo participou em diversos campeonatos mundiais, nos escalões de veteranos. 

(Recolhido de "O Setubalense")

À Família enlutada o CLUVE apresenta sentidas condolências.

JL.11.01.2013