19º Campeonato da Europa de Veteranos - Izmir (Turquia)
Os nossos atletas presentes(1)
TERESA MENDES

Dê um clique para ampliar a imagem

Blog CluVe - Que significado tem para ti participar num Campeonato da Europa?
Teresa Mendes - Participar num Campeonato da Europa, ou do mundo, já que estes acontecem em anos alternados, significa poder terminar a época desportiva no auge da  forma. Mas muito para além dos resultados, conta o convívio com os participantes dos outros países que nos enriquecem, e de que maneira, através da partilha de costumes e valores culturais tão diferentes e tão valiosos que só por eles valeria a pena. A sobrepor-se ao gosto pelo desporto, pela aventura, pelo conhecimento está o gosto pela partilha na conquista dos resultados, pois somos um grupo muito unido que se apoio incondicionalmente e comemora o final da participação de cada um como se uma medalha houvesse (e há normalmente umas quantas) já que o grupo entende que na nossa idade o importante é fazer o que a maioria não faz, saltar do sofá e praticar atletismo tentando-se superar em cada competição.

Blog CluVe - Que provas vais disputar?
Teresa Mendes - Este ano vou dar o meu melhor nos 5 e 10 km Marcha.

Blog CluVe - Quais os teus objectivos?
Teresa Mendes - O objectivo de qualquer atleta será sempre o de vencer, o meu não é diferente, o meu conceito de vitória é que pode ser um pouquinho diferente do habitual, pois, para mim vencer é fazer hoje melhor do que fiz ontem, se isso for melhor do que qualquer outro teremos a vitória tradicional e uma explosão de alegria colectiva, enquanto na outra será uma alegria mais minha mas sempre muito significativa também.

Blog CluVe - Como vês o futuro do Atletismo Veterano em Portugal?
Teresa Mendes - O atletismo veterano em Portugal é basicamente, como  todos os desportos num país que não vê para além do futebol, (parentes pobres do desporto) com a agravante de ser ainda um apêndice da Federação de Atletismo com regras diferentes e logo tratamento diferente. Cabe aqui referir que nesta modalidade o País tem conquistado mais medalhas a nível europeu e mundial que qualquer outro desporto, no entanto nenhum atleta tem qualquer prémio de participação independentemente dos resultados obtidos, tudo é pago à suas custas, incluindo os equipamentos com que somos obrigados a competir (regulamento das competições internacionais) e que mesmo assim deixou de nos ser fornecido, tendo desde o ano passado que ser pago por nós ou cedido a titulo de empréstimo. Falei de como é, agora como o vejo no futuro. Nada avança se nada mudar e se tudo assim continuar não vejo que a renovação dos "velhos" atletas se faça de modo a garantir a qualidade das participações actuais. A começar pelas faltas de incentivo e investimento na modalidade, a conjectura económica e falta de cultura desportiva neste país vejo dias negros para o futuro do atletismo veterano em Portugal.

Carlos Gonçalves
(Izmir - CluVe/2)