"CLUVE - ESCOLA DE ATLETISMO HELENA CARVALHO" - Na Conferência de Imprensa de apresentação da nossa escola de atletismo, Carlos Gonçalves, Presidente do CluVe, fez as seguintes considerações:



"O CluVe está a comemorar os seus 25 anos. Poderíamos hoje estar aqui a falar dos: 11 títulos nacionais alcançados no passado sábado, em Leiria, nos Campeonatos Nacionais de Lançamentos Masters; dos 2 atletas que venceram as suas provas no Torneio Ibérico realizado em Albufeira; 15 títulos nacionais conquistado hà 3 semanas, em Pombal, no Campeonato Nacional de Pista Coberta; das três iniciativas que vamos levar a efeito nos próximos meses (20º KM Verde e 9ª Caminhada – 22 deste mês), a 4ª Corrida “Coimbra entre Margens” (12 Abril) ou o 3º Torneio Internacional “Cidade de Coimbra” (4 de Julho) ou dos 5 atletas do CluVe que vão participar de 23 a 28 deste mês nos Campeonatos da Europa de Masters (Torun – Polónia).


Rui Costa (CluVe), Carlos Cidade (Vereador CMC), Carlos Gonçalves (CluVe), Helena Carvalho (CluVe), Moura Távora (J.F.Olivais), David Soares (ADAC)



Falar disto tudo, seria falar da intensa e habitual actividade do CluVe; Há vários meses que andamos a discutir o futuro do nosso clube. Há 25 anos, quando um grupo de 60 elementos  decidiu fundar o CluVe, o atletismo Master estava a dar os primeiros passos, tanto a nível nacional como regional. O CluVe foi um dos primeiros vocacionados só para ex-atletas e atletas Veteranos. 25 anos depois, felizmente, o atletismo Master está a conhecer outra realidade. Há mais clubes que criaram espaço para os Veteranos. O CluVe deixou assim de ter um campo de recrutamento. É natural que um atleta continue como veterano no clube onde sempre praticou a sua modalidade de eleição.

Podemos dizer que, nos tempos actuais, o que esteve na genese da criação do CluVe pode estar de certa forma ultrapassado. Queremos, por isso, dar um passo em frente sem beliscar a identidade e o que esteve na formação do CluVe, nem os que ao longo dos anos deram o melhor por este clube, os quais muito respeitamos e agradecemos todo o trabalho que desenvolveram. O CluVe é respeitado e tido como um exemplo.
Por isso, mantendo o CluVe a funcionar com os mesmos objetivos para o desporto Master de Competição, Lazer e Manutenção, decidimos criar a
Escola de Atletismo Helena Carvalho que passará a ter a designação de
"CluVe – Escola de Atletismo Helena Carvalho" aberta a todos os escalões de Formação.


Quadro técnico - José Marques, Rui Costa, Helena Carvalho, António Matos


Temos, entre nós, alguns dos melhores atletas da nossa região e nacionais. Temos entre nós dos melhores conhecedores da modalidade e aproveito para apresentar o actual quadro técnico do CluVe: Prof. António Matos, Dr. Rui Costa, a nossa Helena Carvalho e o Prof. José Marques.

Queremos com esta Escola recrutar jovens atletas que comecem a dar os primeiros passos na Modalidade, que lhe tomem o gosto e vão subindo todos os degraus até chegarem ao topo e receber outros que queiram aproveitar a capacidade dos nossos treinadores.  O CluVe ficará assim com o seu futuro assegurado.  Um dias destes, a Lena confidenciava-me “uma das minhas paixões era treinar jovens” e o Dr. Rui Costa também andava com esta ideia. Está no terreno.
Pois é, Lena, nas tuas mãos entregamos este projecto que agrada a todos, em especial aos amantes da modalidade e, em particular:
- ao nosso Vereador do Desporto que muito recentemente disse ser o Atletismo uma modalidade a apoiar e com raízes em Coimbra;
- ao nosso amigo David Soares, presidente da ADAC, que pretende atingir os 500 atletas e nós queremos contribuir para isso;
- ao nosso amigo Moura Távora (Junta Freg. Olivais) que pretende dinamizar o desporto nas Escolas da freguesia;
- ao  CluVe e aos seus atletas porque, como pessoas que respiram esta modalidade, têm a possibilidade de, com o seu exemplo e dedicação, motivar os mais novos;
Sábado teremos, no Estádio Cidade de Coimbra, os primeiros atletas da nossa Escola." CG


  Sede do CluVe - Helena Carvalho

JL.05.03.15